" Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas Me agrado, diz o SENHOR." Jeremias 9.23

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O SAL DA TERRA

"Vois sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens."
(Mt 5:13)

O sal é o elemento respónsavel pela conservação de um alimento e para também acrescentar-lhe o sabor. Sem o sal, o alimento se corrompe, estraga; sem o sal a comida torna-se sem sabor. Jesus nos comparou então ao elemento que dá sabor a terra e evita que esta (a terra) seja totalmente corrompida. No entanto, Ele disse que se o sal se tornar insípido (sem sabor), não presta mais para nada a não ser para - lançado fora - ser pisado pelos homens.
Ora, quando nos colocamos à disposição do Espírito Santo, Ele nos dá a Palavra de Deus, nos dá uma alegria, indizível no coração, uma disposição sobrenatural para salvarmos vidas perdidas. Assim, nos tornamos diferentes das pessoas deste mundo que vivem só para si mesmos. Ainda que nos persigam, nos momentos difíceis aqueles que nos perseguem procurarão em nós a Palavra, a palavra amiga e o calor de quem está disposto a ouvi-los e ajudá-los. Isto significa ser sal. É ser diferente, "não nos conformando com este mundo, mas sendo transformados pela renovação da nossa mente", como disse o apóstolo Paulo. O ser sal é dar sabor aquelas vidas sem sabor, sem gosto, sem vontade de viver, enfim, é levar vida aos que não tem vida.
No entanto, se deixarmos este primeiro amor, se, sendo sal, deixarmos de estender a mão ao aflito, de levantarmos o caído; se voltarmos as práticas das coisas velhas, se deixarmos esfriar em nós a chama do amor a Deus e ao próximo, nos tornaremos o sal que não tem sabor. E então, somos lançados fora e depois de estarmos fora seremos pisados pelos homens....
Infelizmente, esta é a situação de muitos que já estiveram em nosso meio, de muitos que um dia foram diferentes, mas... depois voltaram ao seu egoísmo, a cuidar de suas próprias vidas, esfriaram-se e depois... veio a queda fatal.
Hoje estão por aí, de volta ao mundo e o que é pior: sendo pisado por tudo e pro todos, infelizes.
Não digo isto julgando quem quer que seja, mas como alerta a todos nós pois "Aquele que pensa estar de pé, cuide que não caia." Veja que só de pensar que estamos de pé, já o orgulho voraz entrou no coração. Cuidemos então da nossa vida espiritual como quem cuida de uma planta. Ela, sem água e sol, sem ar, não sobrevive. Nós também, sem a Palavra de Deus, sem o Espíritode Deus e a comunhão em amor sobrevivemos na fé. Sejamos simples e sinceroscomo o Nosso Senhor Jesus e que não deixemos que o sabor do sal se perca em nós, que cuidemos com carinho desta bênção maior e deste privilégio que é ser um representante dos interesses do Nosso Senhor Jesus!

Que Deus os abençoe....

Nenhum comentário:

Postar um comentário